Pular para o conteúdo principal

Floriani com registro na Hospedaria de Imigrantes São Paulo

Hospedaria de Imigrantes guarda registro de Floriani que desembarcaram em São Paulo entre 1899 e 1922, e mantiveram o fluxo de imigração da familia Floriani para o Brasil durante o século XX.



Nos dados do livro com Registros de matrícula estão disponíveis os nomes dos homens e infelizmente, sem indicação de demais membros da família que eventualmente os acompanhacem. 



Clique nos nomes acima para acessar a lista de desembarque, ou procure outros sobrenomes em Registros de matrícula da Hospedaria dos Imigrantes.

É um pouco difícil imaginar o que foi a antiga “Hospedaria de Imigrantes do Brás”, local onde chegavam os imigrantes que desembarcavam no Porto de Santos, subiam a Serra do Mar de trem, e encontravam um agitado centro de recepção de estrangeiros no Brasil.

Construída entre os anos de 1886 e 1888, recebeu cerca de dois milhões de imigrantes de mais de 70 etnias durante nos seus 91 anos de funcionamento, entre os anos de 1887 e 1978. Outras grandes hospedarias que funcionaram no período foram a Hospedaria da Ilha das Flores (1883-1966), a Hospedaria de Buenos Aires (1911-1953) e Hospedaria da Ilha de Ellis, em Nova York (1892-1954).

Pelo que eu entendi o site da Hospedaria dos Imigrantes tem informações que foram transcritas dos livros de matrícula para os anos de 1887 até 1958, mas também deve ter alguma informação nos registros da antiga Hospedaria do Bom Retiro (predecessora da Hospedaria do Brás) que datam de 1882 a 1886, estas informações são importantes para se conseguir a dupla cidadania italiana, e portanto, fundamentais para quem deseja fazer o difícil passaporte rosso. Para quem quer conhecer a história de seus familiares já vale a pena a consulta!


Veja outras listas de desembarque:

Postagens mais visitadas deste blog

Vapor Poitou

Navio de 1.926 toneladas pertenceu também à companhia francesa SGTM Lines – Sociètè Generale du Transports Maritimes e tinha 99 metros de comprimento e 10,6 metros de largura.  

Desembarques da Familia Floriani no Brasil

Listas de desembarque de imigrantes são valiosa fonte de informação para o estudo genealógico de famílias Italianas em Santa Catarina, e fundamental para se desvendar a história da Família Floriani que imigrou para o Brasil no final do século XIX Uma fonte desta valiosa informação está no Arquivo Nacional, que disponibiliza Relação de Passageiros que passaram pelo porto do Rio de Janeiro. Com o nome do navio e data de chegada ao Brasil bastou ir ao site do Arquivo Nacional para encontrar a lista de passageiros. Veja a lista de Floriani nas seguintes travessias: Imigrantes no Vapor Poitou em 1876 Imigrantes do Vapor Ville-de-Bahia em 1877 A referência para encontrar Floriani nestas listas encontrei no blog de Telmo Tomio , que fez a T ranscrição de Nomes constantes em Listas de Passageiros Imigrantes - Italianos. Neste estudo, ele compilou dados de um total de 821 listas de desembarque de passageiros e imigrantes entre 1875 a 1878. Já são mais de 30

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário no Bairro Coral

Meu avô Lauro Floriani era ministro da eucaristia na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Lages, Santa Catarina. E acredito que este seja um gancho para tratar da religiosidade deste ramo Floriani. A primeira capela dedicada à Nossa Senhora do Rosário em Lages foi construída na Rua Correia Pinto, no centro da cidade, a Imagem teria vindo de Portugal. A capela era frequentada por descendentes e ex–escravos. Em 1925 a capela foi demolida, e somente em 1940 a imagem foi transferida à Matriz Diocesana . Durante esta época, as famílias de origem africana foram praticamente expulsas do centro da cidade de Lages, e me parece, que esta também é a origem do estabelecimento de um gueto, o Bairro da Brusque. Em 1941 os Padres Franciscanos fizeram o projeto e iniciaram a construção no Bairro Coral de uma capela à beira da antiga BR-2 (Avenida Luiz de Camões), onde passava todo o movimento pelo que é hoje a BR-116. Em 1952 a capela foi assumida pelos padres Redentoristas , vindo