Pular para o conteúdo principal

Descendentes de Pietro Floriani aguardam dupla cidadania


Em julho deste ano verifiquei o processo de Pietro Floriani e com imensa alegria descobri que havia retornado de Roma com parecer favorável e assim os seus descendentes teriam a sonhada dupla cidadania italiana


Depois soube que até o momento apenas uma parte deste ramo familiar teve este direito reconhecido. E desde então tenho respondido muitos questionamentos a respeito desta situação, feliz para uns, mas considerada uma injustiça por outros. Por isso achei interessante colocar aqui uma breve nota.

Isto decorre do fato de existir dois processos para Pietro Floriani. Disponíveis aqui.

1 - O processo TN 0422 deu entrada no Circulo Trentino em 15 de outubro de 2005. Enviado ao Consulado em 27 de junho de 2008, e enviado para Roma em 07 de julho de 2008, e despachado no malote de 08 de agosto de 2008. Este recebeu parecer favorável no dia 25 de julho de 2014, conforme publicado no site dos Circolos Trentinos do Brasil no dia 27 de julho de 2014.

2 - O processo TN 0703 deu entrada no Circulo Trentino antes do outro, em 13 de julho de 2005. Enviado ao Consulado em 27 de junho de 2008, mas foi enviado ao consulado um pouco depois, em 04 de agosto e, despachado no malote de 27 de agosto de 2008. Este é o processo no qual estou incluído mas, ainda não recebeu parecer. Infelizmente ainda não sei dizer qual a sua situação do processo na Itália. Também estranho porque o outro processo foi avaliado sem este, pois trata-se do mesmo ramo familiar de Pietro Floriani e iniciaram a tramitação na mesma época. 

Mas é muito importante destacar que o Circulo Trentino de Curitiba enfrentou um trabalho hercúleo por conta do elevado número de processos, que incluem cerca de 20 mil pessoas descendentes italianos residentes no Sul do Brasil. Por isso, os familiares que estão chateados por causa da dupla cidadania não ter se concretizado, deve-se agradeçer a Elton Stolf e toda a equipe da comunidade trentina que muito se dedicaram.

Ficamos no aguardo de notícias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vapor Poitou

Navio de 1.926 toneladas pertenceu também à companhia francesa SGTM Lines – Sociètè Generale du Transports Maritimes e tinha 99 metros de comprimento e 10,6 metros de largura.  

Desembarques da Familia Floriani no Brasil

Listas de desembarque de imigrantes são valiosa fonte de informação para o estudo genealógico de famílias Italianas em Santa Catarina, e fundamental para se desvendar a história da Família Floriani que imigrou para o Brasil no final do século XIX Uma fonte desta valiosa informação está no Arquivo Nacional, que disponibiliza Relação de Passageiros que passaram pelo porto do Rio de Janeiro. Com o nome do navio e data de chegada ao Brasil bastou ir ao site do Arquivo Nacional para encontrar a lista de passageiros. Veja a lista de Floriani nas seguintes travessias: Imigrantes no Vapor Poitou em 1876 Imigrantes do Vapor Ville-de-Bahia em 1877 A referência para encontrar Floriani nestas listas encontrei no blog de Telmo Tomio , que fez a T ranscrição de Nomes constantes em Listas de Passageiros Imigrantes - Italianos. Neste estudo, ele compilou dados de um total de 821 listas de desembarque de passageiros e imigrantes entre 1875 a 1878. Já são mais de 30

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário no Bairro Coral

Meu avô Lauro Floriani era ministro da eucaristia na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Lages, Santa Catarina. E acredito que este seja um gancho para tratar da religiosidade deste ramo Floriani. A primeira capela dedicada à Nossa Senhora do Rosário em Lages foi construída na Rua Correia Pinto, no centro da cidade, a Imagem teria vindo de Portugal. A capela era frequentada por descendentes e ex–escravos. Em 1925 a capela foi demolida, e somente em 1940 a imagem foi transferida à Matriz Diocesana . Durante esta época, as famílias de origem africana foram praticamente expulsas do centro da cidade de Lages, e me parece, que esta também é a origem do estabelecimento de um gueto, o Bairro da Brusque. Em 1941 os Padres Franciscanos fizeram o projeto e iniciaram a construção no Bairro Coral de uma capela à beira da antiga BR-2 (Avenida Luiz de Camões), onde passava todo o movimento pelo que é hoje a BR-116. Em 1952 a capela foi assumida pelos padres Redentoristas , vindo